4 Passos de Sucesso para a Resolução de Conflitos

4 Passos de Sucesso para a Resolução de Conflitos

Por: Gina McClain
Tradução e Versão: Carla Ribas

Nos últimos dias temos falado sobre conflitos, porque as pessoas os evitam e porque é melhor aprender com eles.
Uma coisa que aprendi ao trabalhar com equipes; quando dois ou mais estiverem reunidos ... haverá conflito!


Por quê? Porque todos nós temos as nossas opiniões sobre como as coisas deveriam ser e somos apegados às nossas opiniões.

O conflito é uma realidade na liderança. Estudei profundamente sobre como agir quando em conflito, desde como evitá-lo completamente até como ir à fundo nele, deixando uma contagem de corpos para trás. Deixe-me dizer-lhe, nem uma nem outra abordagem funciona bem.

Hoje, quero compartilhar os 4 passos para o sucesso que descobri serem úteis durante o conflito. Mas, antes de lê-los, alguns esclarecimentos são necessários. Algumas “Regras de Compromisso".

1. Regra de Compromisso: Pessoalmente é melhor do que por escrito. Por favor, por favor, por favor! Tentar solucionar conflitos por e-mail não dá certo. O texto não comunica linguagem corporal, expressão facial nem entonação de voz. Se eu estou ofendido, o texto fornece muito espaço para interpretação. O texto não é o caminho para a resolução de conflitos. Sempre que possível, fique cara-a-cara.

2. Regra de Compromisso: Se o conflito for entre mais do que uma parte ou entre duas partes e você for o líder, evite reuniões individuais. Evite reuniões com cada uma das partes isoladamente para trabalhar o conflito. Dá muita margem para “disse-me-disse.” Nesse caso, você acaba fazendo o papel de mediador. Você não quer mediar o conflito. Você quer facilitar o diálogo. Reuna todas as partes envolvidas na mesma sala e trabalhe em conjunto.

Estes são os requisitos preliminares para os 4 Passos para o Sucesso.

Uma vez que você aderiu às Regras de Compromisso e reuniu as pessoas envolvidas, vamos aos...

4 Passos de Sucesso para a Resolução de Conflitos

Entenda o que você vê - É difícil argumentar a percepção de alguém pois ela é também a realidade da pessoa, mesmo que os fatos estejam errados. Então ... apresente a sua percepção.

"Sabe, eu posso estar fora da realidade. Mas entrei no escritório ontem, enquanto vocês dois conversavam e senti muita tensão. Foi como algo que não estava sendo resolvido e vocês estavam em um impasse. Ajudem-me a entender, é isso?"

Ouça - Em outras palavras, feche a sua boca! Eu gosto de falar. Costumo preencher o silêncio com a minha fala. Quando sinto que preciso explicar mais ou descrever mais ou justificar mais, bem, eu continuo falando. O truque para esta etapa é não falar. Deixe o silêncio preencher o espaço, um jogo se tiver que ser. Se você estiver longe da verdade, eles o(a) combaterão imediatamente e te farão saber. Se acertar no alvo, o silêncio será ensurdecedor. Você estará criando uma oportunidade para que eles trabalhem com isso naquele momento. (Bingo!)

Defina o que você quer ver - esta parte é importante. Você é o líder. Você tem que definir a sua expectativa. O conflito que você vê não é aquilo que você quer ver. Então, diga-lhes o que você quer que aconteça e não o que está acontecendo. Deixe-os saber que agora é o momento para falar sobre como alcançar esse objetivo. Essa é a oportunidade de chegar a um acordo. Quando você sair desta reunião, o problema deverá estar solucionado.

“O negócio é o seguinte: Preciso de vocês trabalhando juntos para fazer a coisa funcionar. Provavelmente nós poderíamos descobrir como colocar um sorriso no rosto e fazer o nosso melhor. Mas, a verdade é que eu realmente quero vê-los colaborando e comemorando as ideias uns dos outros e trabalhando essas ideias para concluir o projeto. O que precisamos fazer para conseguir isso?"

Volte ao assunto e traga a responsabilidade - É aí que está o dinheiro. Como líderes, podemos resolver um problema que vemos, porém, se nunca voltarmos para inspecioná-lo, perdemos a oportunidade de enfatizar novamente a sua importância. Voltar ao é o ato de intencionalmente revisitar o assunto para garantir que as coisas estão realmente melhores. Para garantir que o progresso seja feito e que o conflito esteja realmente resolvido, você não pode mais sentir a tensão, mas o teste verdadeiro está nas pessoas envolvidas e na percepção delas sobre como as coisas melhoraram. Certifique-se de voltar ao assunto depois de certo tempo e perguntar: “As coisas melhoraram? Como?"

Esse é o meu método de quatro etapas para liderar a solução do conflito.


Fonte: Charismamag.com
Foto: Charisma



Um comentário :

  1. Carla,

    Para mim, os anos vividos me fizeram entender que a única opinião que realmente tem valor é a de Deus. Com moderação e sem qualquer radicalismo religioso, acredito que saber o que Ele pensa é a saída certa para evitar desgastes de relacionamentos e conflitos inúteis. Todos os dias encontramos motivo para "brigar" por alguma coisa, mas a Palavra nos alerta a não sermos dados à contenda.

    Deus continue abençoando você e os seus.

    ResponderExcluir

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos