Elohim - Orando o nome de Deus

Orando o nome de Deus - Elohim

É lindo aprender o significado dos nomes de Deus. 
Essa diversidade demonstra o Seu poder absoluto, real e atual.
Ann Spangler, em seu livro Orando os Nomes de Deus, publicado pela Editora CPAD e traduzido por Carla Ribas e Degmar Ribas Júnior, traz alguns dos diversos nomes de Deus e formas de orar esses nomes.


Hoje, vamos falar sobre Elohim: DEUS, PODEROSO CRIADOR. 

ELOHIM

O Nome

Elohim é a palavra hebraica para Deus que aparece na primeira frase da Bíblia. Quando oramos Elohim, lembramos que Ele é aquele que deu início a todas as coisas, criando os céus e a terra e separando luz das travas, água da terra seca, noite do dia. Este antigo nome para Deus contém a idéia do poder criativo bem como a Sua autoridade de soberania. Jesus usou uma forma do nome em Sua oração agonizante na cruz. "Aproximando a nona hora Jesus clamou em voz alta, “Eloi, Eloi, lama sabachthani?”- que significa, Meu Deus, meu Deus, porque me desamparaste?”

No princípio, criou Deus os céus e a terra. (Genesis 1.1)

Elohim, Criador, o Senhor fez tudo do nada, colocou ordem no caos, fez nascer a beleza, e chamou tudo isso de bom.

Compreendendo o Nome

Elohim (e-lo-Heem) é o plural de El ou Eloah, uma das mais antigas designações para divindade no mundo. Os Hebreus emprestaram o termo El dos Cananeus. Ele pode se referir tanto ao verdadeiro Deus quanto aos deuses pagãos. Embora El seja utilizado mais de 200 vezes na Bíblia hebraica, Elohim é utilizado mais de 2.500 vezes. Sua forma no plural é utilizada, não para indicar a crença em muitos deuses, mas para enfatizar a majestade do único e verdadeiro Deus. Ele é o Deus dos deuses, o maior de todos. Os Cristãos podem reconhecer nessa forma plural uma sugestão da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Elohim aparece trinta e duas vezes no primeiro capítulo de Genesis. Depois disso o nome Yahweh também aparece emparelhado com Eloim e na NVI, os dois juntos são traduzidos como o Senhor Deus.”

Estudando o Nome

“Genesis" é a palavra que pode significar “nascimento,” “história da origem,” ou “genealogia.” O que você pode observar sobre quem é Deus nessa passagem sobre o princípio?

O que você observa sobre o mundo que Ele fez?

Qual o significado de ser criado “à imagem de Deus” para você? Como sua vida mudaria se você vivesse constante lembrando que Ele o criou para demonstrar a Sua imagem?

Deus parece satisfeito com o que Ele fez, anunciando que é bom e até muito bom. Como a avaliação de Deus da criação molda sua atitude com relação ao mundo? Com relação a você mesmo?

Para Refletir: Salmos 102

Louve a Deus: Pela Sua natureza imutável - não importa o que aconteça a nós ou ao mundo à nossa volta, Deus permanece o mesmo.
Agradeça: Porque nosso Criador é perfeito - nada poderia ser adicionado ou subtraído dEle para melhorar a Sua natureza.
Confesse: Qualquer tendência de nivelar Deus com você mesmo, como se Ele fosse sujeito as mesmas leis e limitações da criação como você.
Peça a Deus: A ajudá-lo a perceber Sua grandeza de forma mais completa para que você pare de projetar nEle seus próprios sentimentos e julgamentos.

Imagine por um momento que você vive em um mundo que nunca muda. Neste mundo as civilizações nunca triunfam e caem, o tempo é constante, as crianças não crescem e as pessoas nunca mudam de emprego. Neste mundo, os mesmos antigos programas de televisão passam ano após ano.

Não seria entediante? Sem o tipo certo de mudança, não haveria crescimento ou desenvolvimento, esperança, nada a desejar. Ninguém falaria sobre discernir o plano de Deus para suas vidas tampouco buscariam preencher seu "potencial" dado por Deus porque não haveria a palavra “potencial.” 

Sabemos que ser humano é estar sujeito a mudanças.

Como seres humanos precisamos da mudança construtiva pois ambos, nós e o mundo em que vivemos somos imperfeitos. Ainda não somos tudo o que Deus deseja que sejamos. Mas o próprio Deus já é perfeito, já é tudo que Ele precisa ser: todo-poderoso, amoroso, sábio, lindo e bom. A mudança não poderia melhorá-Lo. Além do mais, Ele não está sujeito ao mundo em mudança pois Ele existe fora do tempo e espaço. Ele sempre foi e sempre será. Isto significa que Deus que o ama nunca deixará de ser quem Ele é. Sua atitude não muda dependendo do Seu humor, dependendo do seu humor.

Talvez você esteja enfrentando mudanças indesejadas nesse momento: a perda de um ente querido, um filho saindo de casa, um salário menor - o futuro com o qual você contava está em perigo. Ou talvez você sofra de alguma alteração de humor, feliz em um dia e bem triste no outro.

Permita que Deus, que é o mesmo ontem hoje e eternamente, estabilize seu mundo hoje. Quaisquer que sejam os desafios ou mudanças que enfrentar, permita que estes conduzam você a Deus que nunca muda, tão estável e forte em Quem você pode confiar para sempre.

Promessas Associadas ao Nome de Deus

Uma promessa é tão boa quanto a pessoa que a faz. Algumas vezes as crianças fazem promessas que não podem cumprir, como a de comer todos os vegetais se você por favor der aquela barra de chocolate agora. Apaixonados prometem permanerecer juntos na saúde ou na doença até que a morte os separe. Ainda assim algumas vezes não cumprem sua promessa. Vendedores prometem a lua para fechar um negócio. 

Mas quando se trata de fazer uma promessa e mantê-la, Deus não é como nenhuma de suas falhas criaturas. Ele é absolutamente confiável. perfeitamente capaz de cumprir a Sua Palavra. Como criador, ele possui os recursos infinitos para cumprir Seus propósitos. Lembre-se disso ao pensar nas seguintes promessas da Sua Palavra nas Escrituras.

Promessas na Escritura

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.
Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. (Isaías 40.28-29)

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaías 41.10)

E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito. (Genesis 28.15)

Oração e Louvor Contínuos

Lembre-se que somos a imagem de Deus (Gênesis 9.6)
Agradeça a Deus pelo Seu conserto com toas as criaturas viventes (Genesis 9.12-17)

Ore para que Deus transforme as trevas em luz. (Salmos 18.28)


Fonte: Orando os Nomes de Deus 
           Autor: Ann Spangler
           Tradução: Carla Ribas/Degmar Ribas Jr
           Editora CPAD



Um comentário :

  1. Muito bom!!!...um ensinamento precioso.Obrigada,Carla Ribas!

    ResponderExcluir

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos