El-Qana - Orando o Nome de Deus

El-Quana - El Caná

Por: Ann Spangler
Tradução e versão: Carla Ribas

O Nome 

El-QANA ou EL CANÁ - DEUS ZELOSO

O Senhor é um Fogo Consumidor, que acabará por destruir tudo o que se opuser à sua santidade. 

Ele também é um Deus zeloso, que nos ama completamente e que, portanto, exige a nossa resposta sincera. 

Se nós O amamos, podemos confiar em Sua misericórdia, e nosso próprio zelo será para a honra e a glória de Deus. 

Ao orar os nomes de Deus, peça que Ele dê a você e à igreja uma compreensão mais profunda da Sua santidade e um desejo maior de honrar e exaltar o nome Dele.

Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; Deus zeloso é ele (Exodo 34.14)

Guardai-vos de que vos esqueçais do concerto do SENHOR, vosso Deus, que tem feito convosco, e vos façais alguma escultura, imagem de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu. Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso. (Deuteronomio 4.23-24)

Compreendendo o Nome

Às vezes Deus manifestava-se através do fogo - como uma tocha, na sarça ardente ou como uma coluna de fogo. Quando Moisés encontrou-se com Deus no Monte Sinai, os israelitas pensaram que a glória do Senhor parecia um fogo consumidor no cume do monte.

Na maioria das vezes, quando as Escrituras descrevem Deus como um fogo consumidor [Esh Oklah; AISH o-Klah], está ligado à expressões da ira divina contra os pecados dos homens e das nações. 

Mesmo assim, Seu zelo não é o "monstro de olhos verdes" comumente associado ao ciúme humano. Como descreveu o estudioso bíblico Edward Mac: "Esta palavra. . . não carrega o mau significado a ela associado nos dias de hoje, o significado correto é 'zelo justo,' o zelo de Jeová por seu próprio nome ou glória ". 

Mesmo assim, as Escrituras comparam o ciúme de Deus com o sentimento do marido quando sua esposa é infiel. Não admira que o primeiro dos Dez Mandamentos proíba a adoração de outros deuses. O Senhor é o nosso Deus zeloso [El Kanna; EL kan-NAH], que não suporta a infidelidade. 

Jesus expressou esse mesmo tipo de exclusividade quando disse aos seus discípulos: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto. (João 14. 6-7)

Estudando o Nome
  1. Que promessas Deus faz na passagem de Êxodo? Que avisos Ele dá?
  2. Por que o Senhor afirma que seu nome é “Zeloso”?
  3. Qual o significado desse título de Deus com relação a Sua aliança?
  4. Como esse nome de Deus está relacionado a sua própria vida? E à igreja hoje?
Para Refletir

Ao buscar a presença de Deus em seu coração hoje, peça graça para permanecer fiel, a despeito das pressões externas para comprometer-se ou abandonar sua fé. Lembre-se também que, milhares de cristãos em todo o mundo continuam sofrendo extrema perseguição por sua fé. Peça para que Deus seja um "muro de fogo" ao redor deles, para protegê-los e livrá-los. Para tornar a sua oração mais eficaz, você pode querer usar essa lista dos dez países no mundo onde os cristãos são mais perseguidos, observando tanto a sua forma de governo ou principal filiação religiosa.

1. Coreia do Norte - comunismo
2. Arábia Saudita - islamismo
3. Laos - comunismo
4. Vietnam - comunismo
5. Iran - islamismo
6. Turquemenistão - islamismo
7. Maldivas -islamismo
8. Butão - budismo
9. Mianmar - budismo
10. China - comunismo

Orando o Nome 

Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; Deus zeloso é ele; (Êxodo 34.14)

Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, labaredas do SENHOR.
As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam. (Cantares 8.6-7)

Para Refletir: Êxodo 34.14; Cantares 8.6-7
Louve a Deus: Porque Ele é digno de louvor
Agradeça: Pela forma como Deus te salvou 
Confesse: Qualquer tendência para afastar-se de Deus
Peça a Deus: Para aumentar seu amor por Ele.

Shakespeare descreveu o ciúme como um "monstro de olhos verdes." Mark Twain o chamou de "marca das mentes pequenas." Robert Heinlein rotulou um "sintoma de insegurança neurótica." Tais descrições pertinentes mas pouco atrativas do ciúme humano só o confundirá caso tente aplicá-las a Deus, cujo ciúme pode ser melhor descrito pelas palavras do poeta Inglês Joseph Addison: “O ciúme é aquela dor que se sente pela apreensão de não ser igualmente amado pela pessoa que se ama inteiramente."

Este é o tipo de ciúme que impulsiona Deus para nos perseguir, apesar das nossas evasões, nossa indiferença ou nossa desobediência. Francis Thompson foi um poeta do século XIX, viciado em ópio, cujo senso da busca divina da sua alma é notório em seu poema

Promessas nas Escrituras

Guardai-vos de que vos esqueçais do concerto do SENHOR, vosso Deus, que tem feito convosco, e vos façais alguma escultura, imagem de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu.
Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso. (Deuteronômio 4.23-24)

Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor?
Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?
O que anda em justiça e que fala com retidão. (Isaías 33.14-150

Oração e Louvor Contínuos

Compreenda que a gloria de Deus é como o fogo consumidor (Êxodo 24.15)
Peça ajuda a Deus (Salmo 18.6-17)

Deus Zeloso

Lembre-se que o Senhor nosso Deus é zeloso. (Deuternomio 5.8-10)

Clame pelo nome do Senhor e esforce-se para permanecer firme. (Isaías 64.1-8)

Leia também  Elohim. Estamos estudando os nomes de Deus.


Fonte: Orando os Nomes de Deus 
             Autor: Ann Spangler
             Tradução: Carla Ribas/Degmar Ribas Jr
             Editora CPAD
www.vivabonsmomentos.com



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos