3 Dicas para a amizade cristã entre pessoas do sexo oposto


Por Jamal Miller
Tradução e Versão: Carla Ribas

Como deveria ser a amizade entre homens e mulheres cristãos? Dizem que, em todos os relacionamentos de amizade, um dos lados se apaixona e o outro não. 

A pessoa apaixonada espera que, em algum momento, a outra perceba que eles são “um” que, em algum momento, sua “amizade" dará certo e o outro corresponderá, eles se casarão, terão milhões de filhos e viverão felizes para sempre.

Hmmm, bem, sim, pode acontecer. Por que? Porque conheço pessoas que foram amigas durante muito tempo e acabaram se casando e vivendo felizes para sempre - menos os milhões de filhos; talvez um ou dois. Porém, minha questão hoje é sobre os amigos do sexo oposto que você pode ter, sem que isso se transforme em amor. E não transformar isso em arrependimento. É possível?

Sou a favor de amizades entre os evangélicos de sexos opostos, mas também tenho ouvido muitos argumentos sugerindo que homens e mulheres cristãos não podem ser amigos. A maioria dos casamentos são provenientes das amizades, o que demonstra o motivo pelo qual elas são necessárias. Não apenas para conhecer o cônjuge em potencial, como também para aprendermos como ter relacionamentos que requerem limites. Sim limites precisam ser estabelecidos. Desta forma não existirão surpresas. 

Eis aqui 3 dicas para manter uma amizade cristã com pessoas do sexo oposto:

Veja-os como um irmão ou irmã.

1Timoteo 5.1,2: "Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.” 

Sejamos realistas, você não "dormiria" com o seu irmão ou irmã, tampouco desrespeitaria seus limites. Não precisamos ser técnicos quanto a amizade se transformando em algo mais. O mais importante é tratá-lo como se fosse um irmão ou irmã.

Não avalie automaticamente se eles são um potencial.

Isso é comum ao encontrar-se em um grupo e aquela pessoa de boa aparência que você viu na igreja algumas vezes está presente, mas agora você está descontraído. Não construa uma amizade com a motivação de descobrir se a pessoa é um parceiro em potencial. Você alterará a sua forma de agir quando estiver perto dessa pessoa, o que rouba a finalidade da amizade. Isto diminuirá a suas amizades com o sexo oposto, e não o contrário. Um dia de cada vez! 

Mantenha a amizade centrada em Cristo.

Quando a amizade é centrada em Cristo, então, a luxúria, a sedução, ou qualquer outro espírito pervertido não consegue interferir. Amigos com benefícios é um conceito que o mundo assumiu para afastar-se do compromisso. Flertes que, eventualmente, se transformam em laços afetivos sem compromisso são uma armadilha para muitos solteiros com amizades com sexo oposto. Mensagens de texto tarde da noite, estando sozinhos em ambientes íntimos, ou compartilhando informações pessoais, abre a porta para que a relação adoeça. Isso não serve para aqueles que representam a Cristo, "Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo." 2Coríntios 2.15 

Fonte: http://theprayingwoman.com

_______________________________________________________________

Um comentário :

  1. Antes agradeço a Deus por deixar me entrar nesse blog. Sem comentário senão dizer que as 3 dicas citadas sobre amizades de pessoas com sexos opostos estão super porque toda amizade desse gênero deve mesmo ter fundamento biblico

    ResponderExcluir

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos