Classificando seu nível de amizade




Todos nós já tivemos amigos necessitados e apegados e que com a tendência de receber mais do que davam no relacionamento. Embora isso possa ser um pouco doloroso, considere as seguintes qualidades de um bom amigo, no seu relacionamento com Deus. Como você se classificaria? Assinale cada característica com o número:




5 (para “Sempre”)
4 (“Normalmente”)
3 (“Às vezes”)
2 (“Raramente”)  
1 (“Nunca”)

Bom ouvinte: Tem interesse em como está a pessoa. Faz boas perguntas. Ouve a outra pessoa; não interrompe. Preocupa- se com os sentimentos da pessoa. Fica à vontade em silêncio.

Baixa manutenção: Não é extremamente necessitado. É seguro em si mesmo e na amizade, não é exigente. Não precisa de atenção constante. Não se sente ameaçado pelo tempo que passa longe da outra pessoa.

Não se ofende facilmente: Paciente, quando as necessidades não são imediatamente satisfeitas. Crê no melhor, e não no pior, a respeito da outra pessoa. Não chega a conclusões precipitadas. Disposto a conversar sobre os problemas.

Disponível: Sempre presente quando necessário. Disposto a deixar de lado os próprios planos para ajudar um amigo. Retorna telefonemas rapidamente e não ignora e-mails.

Não invejoso: Não se irrita quando a pessoa passa algum tempo com outra pessoa, ou quando alguém ganha um presente de aniversário melhor. Não demonstra frieza nem deixa bilhetes grosseiros quando se aborrece.

Gentil: Rápido em oferecer palavras genuínas de afeto e afirmação. Procura maneiras práticas de expressar amor. A gentil doçura cria um paraíso de segurança.

Digno de confiança: Confiável para guardar informações delicadas e enfrentar situações difíceis. Não participa de mexericos. Não trai um amigo — é leal até a morte.

Agora, conte os seus pontos. 
Uma pontuação na faixa 29-35 sugere que você está bem encaminhado para se tornar um verdadeiro amigo de Deus; 
22-28 significa que você gostaria de ser um bom amigo, mas ainda precisa de um pouco de trabalho; 
14-21 significa que você provavelmente não percebeu que deveria ser amigo de Deus;
7-13 significa que você simplesmente não se importa.

Nota: Se a sua pontuação foi baixa, você poderá descobrir que os seus relacionamentos humanos também estão sofrendo. A maneira como expressamos o nosso amor por Deus afeta, diretamente, o nosso amor pelas pessoas — e vice-versa.

O que ama a pureza do coração e tem graça nos seus lábios terá por seu amigo o rei.
Provérbios 22.11


Fonte: A Ressurreição de Lazaro - editora CPAD

4 comentários :

  1. Quero que minha pontuação atinja 35!..excelente analogia! Amei!..

    ResponderExcluir
  2. Que bom Suely, postei porque também gostei muito.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o teste...aproveito pra dizer que fiz 34 pontos...acho que estou no caminho certo pra ser uma boa amiga. Compartilhei no meu blog.

    Um abraço

    Maribel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maribel,
      Pontuação alta, muito bom.
      Obrigada por compartilhar. Vou te visitar.
      Bjo

      Excluir

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos