Obras Históricas Doadas à CPAD


PASTOR DA ANTIGA IGREJA QUE ORDENOU GUNNAR VINGREN AO PASTORADO VISITA A CPAD E DOA OBRAS HISTÓRICAS PARA O CEMP

O pastor norte-americano Joel Wright, da antiga denominação batista sueca de Chicago, esteve ontem, dia 15/05, em visita à CPAD e ao Cemp. Ele foi recebido pelo chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp), pastor Isael de Araujo, e pelo diretor-executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza. Pastor Joel Wright, ex-missionário no Brasil por 16 anos, tem sido despertado para a realização de levantamentos históricos sobre os anos e lugares onde os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg viveram nos Estados Unidos antes de virem para o Brasil em 19 de novembro de 1910. Ele foi quem doou a monografia de graduação em Teologia de Gunnar Vingren e transformada no livro “O tabernáculo e suas lições”, publicado pela CPAD, e visitou a CPAD em 2012 juntamente com o
atual presidente da igreja batista sueca que ordenou Gunnar Vingren ao pastorado em 1909. Desta vez, pastor Joel Wright repassou ao Cemp novas informações e materiais de suas pesquisas históricas na região de Chicago. Dentre as informações e materiais, estão um CD com dezenas de livros antigos sobre a história dos suecos na América e a história da Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago onde, em 1909, Gunnar Vingren conheceu Daniel Berg, durante conferências de avivamento espiritual e recebeu o batismo com o Espírito Santo; um hinário sob o título “Pentecostal Hymns” (foto: nas mãos de Ronaldo Rodrigues de Souza), publicado em 1894, com 304 hinos; o livro “The Tongue of Fire; or, the True Power of Christianity” (A língua de fogo; ou, o verdadeiro poder do cristianismo), de William Arthur, publicado em 1856 (foto: nas mãos de Joel Wright), e considerado pelos historiadores como a segunda obra literária pentecostal da historiografia pentecostal mundial (a primeira é “Religious Affections”, de Jonathan Edwards, publicada em 1746); o livro “Christ in the tabernacle” (foto: nas mãos de Isael de Araujo), de A. B. Simpson, publicado em 1896. (A. B. Simpson foi um dos principais pregadores do despertamento pentecostal na segunda metade dos 1800 nos EUA, fundou a Aliança Cristã Missionária, e desenvolveu os quatro pilares da cristologia adotada pela Igreja Quadrangular e pelas Assembleias de Deus: Jesus salva, Jesus batiza com o Espírito Santo, Jesus Cura e opera milagres e Jesus voltará.); e também foi doado o livro “A voice crying in the wilderness”, publicado em 1902, de autoria do pastor Charles Parham, pioneiro do movimento pentecostal nos Estados Unidos.
Atualmente, a antiga denominação batista sueca na América é conhecida como Converge Worldwide e enfatiza o fervor espiritual e o envio de missionários para todo o mundo.
Visite o site do Cemp: http://www.editoracpad.com.br/cemp/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos