A mulher e os tempos modernos

a mulher e os costumes

Por Carla Ribas

O texto Toda Mulher Tem Direito, que escrevi nesse blog, tem gerado inúmeros comentários, perguntas e compartilhamentos.

Todo cristão PRECISA ler a Bíblia e estudá-la para não se fazer escravo de homens. O Evangelho liberta!
A Bíblia diz que os sinais seguirão os que crerem e não o oposto.
Ela também nos ensina a sermos santos em tudo: em nosso falar, agir, vestir e até em nossos pensamentos.

1Tm 3.11 - Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.

Uma coisa é doutrina, outra é costume.



Costumes: estão ligados a usos, a uma prática habitual particular, se baseiam na cultura e na moda vigente naquele tempo e lugar.

Doutrina: No Novo Testamento, a palavra mais usada para doutrina é didachê e significa: ensino, instrução, tratado. Para uma idéia ser doutrina cristã, é preciso que ela esteja exposta por todo o texto sagrado, e seja válida para todos os cristãos, ou seja, não é apenas algo local ou circunstancial, mas universal.

Observe a diferenças entre doutrina e costume.
Quanto à origem: A doutrina é divina. O costume em si é humano.
Quanto ao alcance: A doutrina é geral. O costume em si é local.
Quanto ao tempo: A doutrina é imutável. O costume em si é temporário

A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. 
Seguir a Doutrina Bíblica é a base de uma vida plena com Cristo e a certeza da salvação.

O Costume está diretamente ligado à época em que se vive.
A mulher precisa estar atenta às roupas que escolhe, pois, mesmo com um vestido longo pode mostrar todo o seu corpo (existem línguas mais compridas do que o vestido mais longo)

Isso não é um “viva" aos decotes e as roupas curtas, pelo contrário - se quisermos ser testemunhas de Cristo temos que nos dar ao respeito e nos valorizarmos.
Ao vestir-se, as seguintes perguntas devem ser feitas: está transparente? muito justa? muito curta? muito decotada? provocante? 
Se qualquer uma das respostas for Sim, é só mudar até que todas sejam não.

No mundo corporativo as mulheres se vestem de forma decente para que sua capacidade, inteligência e conhecimento se sobreponham à sua beleza.
Nos tribunais ela tem que se vestir com decência, caso contrário, nem entram no recinto.
O mesmo ocorre nas Forças Armadas Brasileiras.

Seja calça ou saia, precisa haver decência. Seja manga curta ou comprida, equilíbrio. 
Precisamos exercitar o livre arbítrio, aprender a enxergar as situações à luz da Bíblia, refletirmos e tomarmos as nossas próprias decisões.
Posso todas as coisas mas nem todas me convém, é Bíblico!

Existem opções para tudo na vida e elas cabem a nós: escola, amigos, igreja. Só a família é que não escolhemos. Mesmo assim podemos estabelecer os limites de convivência e intimidade.

Não existe bênção na revolta e nem no motim. Se não gostar, procure outro lugar, mas não se desgaste. A Bíblia é sua bússola e a igreja é essencial. É nela que nos reunimos com nossos irmãos em Cristo. O corpo precisa estar unido, não dá para deixar a mão ou o pescoço adorando a Deus em casa. Todos precisam estar juntos para que haja unidade, comunhão, união, adoração e bênção. É Bíblico: A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares. Efésios 1.23

O pastor é o anjo da igreja, responsável pelo cuidado, orientação e ensino da Palavra de Deus. Nunca se levante contra ele. Não fique comentando sua insatisfação. Não faça grupinhos ou rodinhas. 
Procure não ter nada do que ser acusado diante de Deus sobre qualquer prejuízo da sua igreja, família ou amigos.

Caso não esteja feliz, ore a Deus e peça a direção dEle sobre o que fazer ou para onde ir, mas não se precipite.
Acima de tudo guarde a sua santidade e fidelidade a Deus, observando sempre a Sua Palavra.
Nunca se esqueça que fomos chamados para segui-Lo com alegria. 

Disse Jesus:
Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.
Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.
Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.
Mt.11:28-30

Fonte do trecho citado em Itálico: http://gracaplena.blogspot.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos