As Vantagens da Adversidade

Por Carla Ribas

Um dos principais problemas do homem é enfrentar as adversidades e delas extrair um resultado positivo.

Quer seja uma decisão errada, uma doença, um problema, uma decepção, um abandono, uma derrota, uma desgraça ou desilusão - ninguém quer passar por isso. Mas é inevitável, faz parte da vida e todos teremos que enfrentar um ou outro, talvez até mais.





A diferença está na forma como reagimos a elas. Se levantarmos diariamente dispostos a aprender, o primeiro passo para o crescimento terá sido dado.

Todos esperamos vencer, porém o que fazer quando fracassamos? Ficamos prostrados? desanimamos? Não! Analisamos a situação e aprendemos com nossos erros para não cometê-los novamente.

Segundo John Maxwell, os líderes que não assumem seus erros e tentam culpar as outras pessoas, não conseguem se aprimorar. É preciso estar sempre disposto a aprender, e para isso, a humildade é essencial. É preciso escolher uma ou mais pessoas de confiança, íntegras e ter a coragem de ouvi-la(s).

Mas o fracasso ou as falhas não podem nos intimidar. Elas são uma oportunidade para o sucesso.
Algumas das maiores descobertas da humanidade foram frutos de erros ou enganos.
Ele escreve em seu livro: Às Vezes Você Ganha, Às Vezes Você Aprende (a ser lançado brevemente pela Editora CPAD)

"A Adversidade é o catalisador para o aprendizado. Ela pode realmente criar vantagens para você se enfrentá-las com a atitude correta. Tudo depende da sua atitude com relação a ela. Eis o que quero dizer:

A Adversidade nos Apresenta a Nós Mesmos se Quisermos Conhecer a Nós Mesmos

A Adversidade chama a nossa atenção. Não podemos ignorar isso. Ela nos faz parar e olhar para outra situação. E para nós mesmos se tivermos coragem. A adversidade é uma oportunidade para a auto-descoberta. Como o grande líder egípcio Anwar el-Sadat disse, “O grande sofrimento constrói o ser humano e o coloca ao alcance do auto conhecimento.” Acredito que isso seja verdade - se a abordamos dessa forma.

Infelizmente, muitas pessoas escolhem se esconder durante os tempos de adversidade. Elas constroem paredes, fecham os olhos, fogem, tomam remédios ou fazem o que for preciso para evitar ter que lidar com a realidade da situação.
O novelista e compositor Samuel Lover observou, 'As circunstâncias são as regras do fraco; mas os instrumentos dos sábios.' Se responder de forma negativa às minhas circunstâncias, elas continuarão a me escravizar Se responder de forma sábia, minhas circunstâncias trabalharão a meu favor."    

4 comentários :

  1. Cara irmã Carla.

    Buscando a Deus no início desta semana, algo extremamente óbvio ficou mais claro para mim. As pessoas que alimentam maldade no coração sofrem mais.

    E é triste observar que alguns indivíduos adotam ações más porque foram vítimas de injustiças. Vítima de maus eles também se tornaram maus, sem conseguir enxergar em que tipo de pessoa se transformaram. Interpretam a reação como algo natural, quando é um processo espiritual diabólico, que aprisiona ofensores e ofendidos para que percam o dom da salvação.

    A vingança só pertence a Deus, porque só Ele é justo,

    Abraço.


    ResponderExcluir
  2. Olá Eliseu, boa aplicação.
    Precisamos enxergar além das circunstâncias para não ficarmos presos às situações.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!

    Excelente seu texto. Uma reflexão maravilhosa para iniciar meu dia!
    Já estou seguindo seu blog.
    Abraço.

    Simone Tavares.

    ResponderExcluir

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos